terça-feira, 26 de junho de 2007

Inscrição na FPCUB

Informamos todos os interessados em se associarem nesta Secção, que por enquanto não preencham a ficha de inscrição da FPCUB. Isto, porque tivemos a informação da FPCUB que as inscrições na mesma, são válidas de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro. Hora, nós estamos no fim de Junho e prontos a entrar no 2º Semestre e não concordamos que se pague 25 Euros como outro associado que se inscreveu em Janeiro.

Perante este cenário foi decidido que só avançamos com as inscrições no próximo ano.

Pedimos desculpa por mais este impasse, mas como devem compreender queremos o melhor para todos e não injustiças.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Como usar as mudanças

Achámos que este tópico era de grande utilidade para que se poupe as peças de desgaste rápido de todo o sistema de transmissão.

No caso que aqui tratamos (bicicletas de BTT) normalmente estamos a falar de 21, 24 ou 27 combinações possíveis, isto tudo com 3 pratos no eixo pedaleiro e 7, 8 ou 9 carretos no eixo traseiro.

Com diferentes combinações de relações de transmissão é possível adaptar o esforço e a velocidade ao terreno encontrado e ao ritmo desejado, mas deve sempre ter em conta que a afinação e limpeza condicionam sempre o bom funcionamento da transmissão. Não deve fazer cruzamentos muito forçados da corrente, isto é, por exemplo, combinar o prato mais pequeno da roda pedaleira com os 3 carretos mais pequenos do eixo traseiro, o que faz com que a fricção entre as peças desgaste anormalmente a corrente e dentes dos pratos e carretos.

No esquema temos 3 possibilidades para melhor explicar o funcionamento da transmissão. Na primeira, mudanças leves, para enfrentar subidas ou obstáculos complicados, lembre-se que é melhor engrená-las antes de começar.
Na segunda, mudanças para rolar a direito a um ritmo médio.
Na terceira, relações mais pesadas para enfrentar descidas com capaciadade de resposta a obstáculos a um ritmo rápido e sprints.
(Fonte: PortalBTT.com)

terça-feira, 12 de junho de 2007

Passeio BTT "Rota da Água"

Pela 1ª vez as gentes de S. Marcos do Campo deu-nos a oportunidade de conhecer a bela paisagem da sua Freguesia e da Barragem de Alqueva, com a realização, de um belo e talvez um pouco duro, Passeio de BTT.

O passeio realizou-se dia 10 de Junho, com a concentração de todos os bttistas em frente ao recinto de desportos desta localidade.

A partida, um pouco atrasada em relação à hora marcada, mas um pouco normal neste tipo de eventos, deu-se nesse mesmo local em direcção às ruas de S. Marcos para que a população local podesse disfrutar um pouco do excelente evento que estava a ser começado.

Por entre descidas e subidas umas mais dificeis que outras, todos se mostraram bastantes contentes e satisfeitos com a organização no final deste passeio.

Os SACAIOSBTT que participaram neste passeio com 3 elementos (Rogério Rocha, Luís Pronto e Arnaldo Cebola), querem publicamente agradecer à organização o excelente desempenho e esforço que dedicaram para que nada faltasse aos participantes.

O almoço como não podia deixar de ser estava óptimo e como é apanágio desta gente, muito bem regado.

Ficamos à espera de mais iniciativas deste genero da parte da população de S. Marcos.

Sorteio de Pascoa

"Sorteio de Pascoa", como o nome indica este sorteio era para ter sido realizado na pascoa, mas por motivos alheios, a data foi alterada para dia 13 de Maio de 2007, dia do nosso "I Passeio de BTT, Nos Trilhos do Montado", mas infelizmente mais uma vez não nos foi possivel realizar o mesmo na referida data.
Assim sendo, o sorteio realizou-se no passado domingo, dia 10 de Junho de 2007, na sede da Associação Desportiva e Cultural de Santiago Maior em Aldeia de Pias pelas 21 Horas.
Prémios a Sortear
1º Prémio: 1 Bicicleta de BTT
2º Prémio: 1 Capacete de BTT
3º Prémio: 1 Par Luvas de BTT
Resultado do Sorteio
1º Prémio - Nº 83 - Sr. Lourenço Ferreira
2º Prémio - Nº 156 - Sr. Fernando Carriço
3º Prémio - Nº 200 - Sr. Joaquim Lopes
Informamos que os prémios se encontram disponiveis para serem levantados em Reguengos de Monsaraz.
Para procederem ao levantamento dos prémios é favor entrar em contacto com o Sr. Rogério Rocha através do Nº 96 234 87 92.
Um muito obrigado a todos os participantes e os nossos parabéns aos premiados.